A Música Sem Idioma

A Música Sem Idioma

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

As Origens Da Musica - Pré-História

A musica esteve quase sempre connosco, desde o nascimento da raça humana, ou melhor, desde que esta saíu das árvores (embora suspeito que já nas arvores já havia musica, *piada seca a entrar* pelo menos é assim no Tarzan... *piada seca a sair*)

Através de pinturas rupestres, somos capazes de entender que eles já faziam musica e que esta teve um papel muito importante desde a era agro-pastorícia (a parte em que os humanos se tornaram sedentários, plantaram couves e tinham animais domesticados como porcos e assim), até a era moderna, onde alguns indígenas ainda vêm na musica uma forma de chegarem e agradarem aos seus deuses.

Como é que eles faziam musica? 

Teria este aspecto cómico sim... Esta é um dos primeiros instrumentos criados, uma flauta feita de ossos ocos.

Segundo o musico francês do século XX, Roland de Cande, a evolução da musica em conjunto com os seres humanos teve aproximadamente esta cadeia de eventos:

Antropóides na era Terciária (Nós macaquinhos ainda) : Batidas com bastões (provavelmente feitos de ossos), percussão corporal (palmas, bater com as mãos na barriga) e objectos entrechocados (bater com objectos contra o outro)

Hominídeos do Paleolítico Inferior ( Nós, versão chimpanzés) : Gritos e imitação dos sons da natureza ( Nascimento do Acapella? :P )

Hominídeos do Paleolítico Médio (Nós, ainda chimpanzés) : Com o culminar do Homo Sapiens e o desenvolvimento da capacidade cerebral, maior controlo sobre a voz é adquirida (nomeadamente timbre, altura e intensidade)

Uma gravura supostamente demarcando Hominídeos dançando todos contentes

Cerca de à 40 mil anos atrás (Nós já todos inteligentes, mas ainda meios macacos) : Com o desenvolver da lingua falada, invenções caseiras até agora impossíveis de partilhar espalham-se, dando assim origem aos primeiros intrumentos, primeiramente criados para simularem o som da natureza (lá porque a linguagem se desenvolveu não quer dizer que fosse algo muito literário)

Flauta Paleolítica

Entre 40 mil anos a aproximadamente 9 mil A.C (Quase a sair do planeta dos macacos) : Criação de instrumentos mais controláveis , feitos de pedra, madeira e ossos.
Nesta etapa, flautas, xilofones, litofones (xilofone em pedra) e tambores de tronco foram inventados

Tambor de tronco ( Uma pele curtida pregada no topo de um tronco de árvore)
Neolitico (Quando começamos a usar o Farmville na vida real) : Criação de Membrafones (Instrumentos de percussão mais prácticos) e cordofones (os primeiros isntrumentos de cordas)

Cerca de 5 mil anos A.C. (Ainda um pouco macacos, mas quase não macacos) : Criação da Metalurgia, e com esta a criação de instrumentos musicais mais resistentes e sofisticados. Com o melhoramento eficaz de novas técnicas agrícolas, algumas pessoas ficam "dispensadas" e dedicam-se inteiramente à musica, criando assim escalas musicais e harmonias (acordes tocados por várias pessoas, uma com cada nota musical)


E com a criação da Metalurgia (a arte de criar e temperar metal), acaba a era pré-histórica da musica. Por entre tambores, flautas, xilofones e cordofones, o ser humano evoluiu tambem, sendo que isso contribuiu para o seu desenvolvimento.

E é tudo por agora :) espero que tenham gostado!

Para quem estiver realmente interessado na história da musica recomendo "Histoire universelle de la musique" por "Roland de Candé", datado de 1978 :) 






Sem comentários:

Enviar um comentário