A Música Sem Idioma

A Música Sem Idioma

domingo, 16 de fevereiro de 2014

As Origens Da Musica - Ritmo

O que é isto que as pessoas chamam de musica? Foi algo que sempre esteve connosco? Que efeito tem em nós? Que rumos tomou nas diversas culturas deste planeta? Como é que foi moldada pela história e como conseguiu moldar a história? É isso que iremos ver ao longo dos posts "As Origens Da Musica" que publicarei.

Comecemos por aquilo que provavelmente faz da musica algo identificável e fez com que nos desse-mos conta da sua existência, Ritmo.

Experimenta! Quero que faças musicas batendo com as mãos numa mesa. Qualquer pessoa sabe que musica sem ritmo não é nada. É como um ser humano sem cerebro, não é um ser humano. O ritmo é aquela regra essencial que faz da musica, musica. Está em todo o lado, até no Beatbox (adoro fazer beatbox e admito que me divirto imenso).

Mas o que é isto do ritmo?

«Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida. O estudo do ritmo, entoação e intensidade de um discurso chama-se prosódia. Existe também a prosódia musical, visto que a música também é considerada uma linguagem. Em poesia, o estudo do ritmo chama-se métrica.» 

Esta é a informação concedida pela página oficial de Ritmo do Wikipédia. Como se pode ver, é algo quase filosófico de descrever, por isso não é algo que se entenda ou compreenda, mas algo que se sente, como o amor ou a amizade.

Bate com a mão na mesa e diz alto "2,3,4" e repete o processo. Isto é ritmo. Bate com a mão na mesa e diz "2", e depois bate duas vezes. Isto continua a ser ritmo.

Agora bate com as mãos na mesa sem contar numeros como se um enxame de moscas invadisse o sitio onde estás a bater com as mãos. Isso tambem é ritmo, embora não seja um ritmo compassado, é um ritmo incerto. Esta é a forma mais profunda e fácil que arranjei de vos conseguir explicar o que é o ritmo.

Mas para que serve? O ritmo é o principal culpado do sindrome "Bate o pé", isto é, sentirmo-nos contagiados pela musica. É através dele que adivinhamos onde entra o refrão numa musica que nunca ouvimos antes e é através dele que percebemos que a musica vai acabar ou entra numa fase mais calma, o Ritmo são as letras do alfabeto da linguagem da musica, sendo que as notas musicais representam a entoação da voz.

Acredito que isto seja aborrecido para vós, a um certo nível, mas é esta a unica base que temos para criar musica, e a unica base que precisamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário