A Música Sem Idioma

A Música Sem Idioma

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Origens da Musica - Idade Média

Falamos anteriormente das origens da musica na pré-história, e até suspeito que já referi na antiguidade (com a invenção do ferro e assim). Vamos agora falar de uma das fases mais importantes na história da musica, a musica medieval! Porque é que é assim tão importante? Vamos já abordar esse assunto!

Ora bem, a antiguidade, isto é, a era anterior à idade média, foi marcada pela criação das bases de civilização mais conhecidas hoje, Grécia, Mesopotâmia, Egípcio, Persas e sem esquecer do motor que fez tudo andar, Roma e Itália.

Como é que entramos na idade média?

Tudo começou com uma cambada de matulões que decidiram fazer guerra contra Itália. Conseguiram conquistar o país inteiro. A Itália, agora chamada de Roma, marcou a primeira conquista de muitas feitas pelos romanos. Eles foram inteligentes, ao invés de tomares os países pela força e dar-lhes carga de impostos, os Romanos espalharam a religião cristã, o latim, as boas maneiras, basicamente foram eles que educaram a Europa inteira.

Isto foi a idade da antiguidade, e esta acabou quando o império romano caiu sobre as mãos dos povos nómadas, cujos nomes são ridículos, mas não me apetece fazer referência :P

Então imaginem lá, toda a Europa retomou controlo das suas próprias províncias, mas os ensinamentos não foram ignorados. Mesmo com a chegada dos bárbaros (nómadas), é dificil de acreditar que eles basicamente se sentaram numa secretária numa sala de aula e aprenderam? Sim, o nosso povo (que na altura estava dividido em 3 povos), viu-se fundido com o povo bárbaro, e foi através dessa fusão que criamos os espanhóis (na altura ainda era tudo espanha :P )

MAS E MUSICA?

Canto Gregoriano - Isto é o primórdio das actuações ao vivo. É caracterizado por coros que cantam em acapella, algumas vezes acompanhados em Organum, isto é, a massa musical de um coro a cantar ao mesmo tempo.
Fica aqui um exemplo muito curto. Este genero musical tornou-se institucionalizado através do Papa Gregório I e tornou-se o género modelo da Europa cristã, mais tarde tornando-se um símbolo do Cristianismo.


Mais tarde, as melodias monofónicas do Canto Gregoriano são substituidas por outro genero, embora a Igreja Católica nunca desiste de usar este género como sua imagem de marca.



Musica Polifónica - Agora com uma melodia mais estruturada com a invenção das pautas musicais, que vêem substituir os Neumas (são uma espécie de letra da musica com tracinhos ao lado das palavras a simbolizar notas musicais). Guido D'Arezzo foi o principal responsavel pela implementação do sistema de pautas musicais base daquele que é usado actualmente

Mas o que é a Musica Polifónica? Com a estruturação das pautas musicais, são agora integrados instrumentos musicais juntamente com a voz dos cantores.
Para evitar explicações, aqui têm um exemplo de musica Polifónica Portuguesa!




Isto é apenas um exemplo de como a musica se formou, mais tarde, imensos compositores se ergueram e tornaram a musica medieval o primeiro grande passo no que toca a musica organizada e de concerto, dando mesmo origem a especialistas que actuavam por dinheiro, ao contrário de antigamente. Com o desenvolvimento da educação musical, também a musica aumentou.

Aqui fica uma cronologia dos mais importantes compositores medievais:



Resumindo, com a criação das pautas musicais, peças musicais poderiam ser mais fácilmente replicadas por outros grupos. Isto deu origem a uma "epidemia musical" e criou aquilo que nós conhecemos hoje como "Teoria Musical"

Fiquei com mais umas musicas de estilo medieval, mas modernizadas, é tudo por hoje:






Sem comentários:

Enviar um comentário