A Música Sem Idioma

A Música Sem Idioma

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Gangsta Rap

Quando ouvem esta palavra "Gangsta Rap", as palavras "Eminem", "Dr. Dre", "50 Cent", "2Pac" e "Snoop Dog" vêem ao de cima. Mas como é que isto nasceu? Para que serve?

Posso provavelmente afirmar que o racismo e a xenofobia trouxe-nos a isto. Não digo que isto seja uma coisa má, eu adoro Gangsta Rap especialmente porque é um estilo de musica que descreve cenas verídicas e não "floreia" situações, e provavelmente foi criado originalmente como um grito de ajuda, tendo sido diluído com o tempo para uma espécie de gabarolice sobre crime e realidade crua.

Estou a ver a situação, famílias originárias de Africa estabelecem-se na América do Norte, vitimas de racismo, empurradas e agredidas, acabam por se misturar com a sociedade, tornando-se Afro Americanos. Embora se calhar as primeiras gerações estivessem habituadas a serem vitimas de xenofobia, algumas mais jovens não partilhavam a mesma paciência que os seus antepassados.

É tudo uma questão de respeito e medo. Se não podes jogar limpo, tu jogas sujo, e foi isso que levou à criação das "hood" e das "Cribs". Com o tempo, algumas pessoas cansaram-se da violência e dos assaltos e talvez quisessem salvar o respeito para as comunidades Afro Americanas. Foi provavelmente assim que o Gangsta Rap nasceu.

A primeira musica provavelmente não foi um grito de ajuda, talvez foi mais uma espécie de "marcar território", mas, segundo a página Wikipédia correspondente, O Gangsta Rap nasceu com o intuito de mostrar ao mundo a realidade crua e fria das ruas deles, falando de tráfico de drogas e assassinatos como nada fora do invulgar.

O ser humano tem a tendência de, quando faz algo errado e sabe que o faz, tende a justificar-se, mesmo que saiba que não vai parar de o fazer, provavelmente não para se justificar aos outros, mas para se justificar a si mesmo, porque ninguem que não seja totalmente maluco consegue fazer algo que sabe que é errado e mesmo assim continuar a fazê-lo de consciência limpa. É verdade que as ruas podem gelar um coração, mas ninguem é de ferro, nem um miudo de 16 anos que nasce nas ruas já com uma pistola no bolso e crack no bolso direito (parece fantasiado? É bem real)

É claro que o gangsta rap agora parece ser a salvação de quem não quer viver nas ruas. Artistas como 50 Cent, Eminem, Snoop Dog, Tupac, Ice-T viram no Gangsta Rap uma forma de sairem das ruas, mas por mais crua que tenha sido a infância deles, uma pessoa não esquece a casa onde nasceu.

Não quero ofender nenhum artista, pois tenho imenso respeito por eles (aquilo não é terra para fracos, por isso só os "cães mais fortes da matilha" sobrevivem), só quero mostrar que nasceu algo das chamas do inferno, fruto do sangue e do sofrimento de muita gente.

Os "gangsters" podem ser violentos e perigosos, mas eles tambem têm coração, e as musicas deles reflectem isso, embora claro, algumas excepções... Mas isso válido para todo o mundo.

Deixo algum dos exemplos mais famosos abaixo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário